Casamento Coletivo 2010: Projeto Cidadão realiza 800 casamentos no Arena da Floresta

Como já é tradição durante o período da Expoacre, o Projeto Cidadão realizou no último sábado (31), no Estádio Arena da Floresta, mais uma edição do Casamento Coletivo, oportunidade em que 800 casais oficializaram sua união civil.

O Casamento Coletivo é uma das principais ações do Projeto Cidadão, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre. Em 15 anos de existência, o Projeto já realizou 26.673 casamentos em todo o Estado. De janeiro a julho deste ano já foram celebradas 1.215 uniões matrimoniais.

A solenidade foi prestigiada pelo Presidente do TJAC, Desembargador Pedro Ranzi, pelo Coordenador do Projeto Cidadão, Desembargador Arquilau Melo, pelo Prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, pelo Secretário de Justiça e Cidadania, Henrique Corinto, representando o Governador Arnóbio Marques, pelo Promotor de Justiça Felisberto Filho, amigos e familiares dos noivos.

Ao declarar aberta a solenidade, o Desembargador Arquilau de Castro Melo falou da relevância do Projeto Cidadão para a sociedade e da importância das alianças que o Tribunal de Justiça tem firmado com outros órgãos públicos e empresas da iniciativa privada para realizar, anualmente, o casamento coletivo.

"É motivo de orgulho para nós estarmos aqui, hoje, participando de uma festa tão grandiosa e importante para a comunidade", enfatizou Arquilau Melo, desejando felicidades aos casais.

Representando o Governo do Estado, Henrique Corinto parabenizou o Tribunal e a equipe do Projeto Cidadão pela realização do evento e também desejou felicidades aos nubentes. "Em nome do Governo do Acre, parabenizo todos aqueles que fazem o Judiciário Acreano por realizar o sonho de tantas pessoas", salientou.

O Presidente do Tribunal de Justiça do Acre afirmou se sentir honrado em poder promover presenciar a realização de um evento tão alegre. Ele fez questão de parabenizar o Desembargador Arquilau Melo e a equipe responsável pela organização do Casamento Coletivo, e desejou felicidade aos noivos e seus familiares.

"Esta é uma amostra do trabalho social que o Judiciário Acreano vem devolvendo há tantos anos, com dedicação e compromisso", destacou Pedro Ranzi.

O Prefeito Raimundo Angelim falou da importância do casamento e elogiou o trabalho da equipe do Projeto Cidadão. "Eu, como gestor público que cuido desta cidade, reconheço a importância desta atividade promovida pelo Tribunal de Justiça e desejo felicidades a todos que hoje se casam. Que Deus abençoe a cada um de vocês", disse Raimundo Angelim, ressaltando a relevância do evento.

Cerimônia

Após a benção aos casais, feita pelo Pastor Cleves Mustafá, e a execução da música Ave Maria, a cerimônia foi conduzida pelo Juiz de Direito Marcelo Badaró Duarte, titular da Vara de Registros Públicos da Comarca de Rio Branco.

Em seu discurso, o Magistrado conscientizou os casais sobre a necessidade de manter valores como o respeito, a fidelidade, a confiança, a lealdade, além do sentimento de amor entre os parceiros, para perpetuar a relação matrimonial. Ele enfatizou, ainda, a importância jurídica da decisão, já que amplia os deveres e facilita o acesso aos direitos da família.

Em clima de muita alegria, os 800 casais disseram um "sim" simultâneo – animado por um show pirotécnico -, que transcendeu a arquibancada o estádio e emocionou a todos.

Casais mais idoso e mais jovem representam os demais

Dois casais representaram, simbolicamente, diante do Juiz, os demais participantes da cerimônia. O casal formado por Luciano Maciel da Silva, 81, e Francisca Pereira da Silva, 54, oficializaram a união de mais de 18 anos. "É muita felicidade. Era um sonho que hoje estamos realizando", declarou a senhora Francisca.

Para o casal formado por Luis Henrique Barreto, 18, e Bruna Ribeiro Mesquita, 16, "O que importa não é a idade, e sim o casal saber o que quer. Agora, é sermos felizes para sempre", disse Luis Barreto.

Após a troca de alianças entre os noivos e os cumprimentos das autoridades, a solenidade foi encerrada com um show da cantora Verônica Padrão. Ao final, os recém-casados receberam suas certidões de casamento, juntamente com o convite da festa, e foram brindados com chocolates.

 

 

Leia mais:

 

 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.