Caravana da Cidadania 2010: mais de 15 mil atendimentos em 15 dias

A VI Caravana da Cidadania 2010 tem percorrido há 15 dias a BR-364 com destino ao Cruzeiro do Sul. O objetivo é aproveitar a abertura da estrada e levar os serviços que são oferecidos à população na Capital às pessoas que vivem isoladas pelas chuvas no decorrer do inverno amazônico. Nesse período, o acesso ao interior do Estado, muitas vezes, só pode ser feito por avião.

De acordo com o calendário da Coordenação do Projeto Cidadão, a equipe já realizou atendimentos em Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá.

Os moradores das cidades localizadas à margem da rodovia têm sido beneficiados com os serviços de emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho, Registro de Nascimento e Casamento, divulgação de urna eletrônica, prestação de atendimentos de programas sociais (Bolsa Família, Bolsa Escola e aposentadoria), orientação jurídica, atendimento de seguridade social e de saúde – médico, odontológico, vacinação, distribuição de medicamentos.

Apesar de a Caravana ainda está na metade do percurso, já foram realizados mais de 15 mil atendimentos (só em Sena Madureira foram 4.738, e expedidos 1.638 documentos). Os números tendem a crescer, já que os dados ainda estão sendo contabilizados pela equipe.

Todos os serviços são prestados gratuitamente, já que a iniciativa visa promover o acesso à Justiça às pessoas que vivem nos locais mais remotos do Estado.

A Caravana da Cidadania de 2010 é uma ação realizada pelo Tribunal de Justiça do Acre, por meio do Projeto Cidadão, Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e INCRA e pelo Programa Nacional do Registro Civil de Nascimento, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

São parceiros no evento deste ano o Ministério do Trabalho, a Superintendência do Patrimônio da União, Caixa Econômica Federal, INSS, Governo do Estado do Acre (Instituto de Identificação, Deracre e Coordenação da Expoacre Juruá), Prefeituras municipais e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.