Judiciário Brasileiro avaliará o clima organizacional da sua força de trabalho

O CNJ irá realizar no próximo semestre o levantamento nacional do indicador estratégico de resultados das práticas de gestão do Judiciário brasileiro, relacionada ao clima organizacional da força de trabalho. Os instrumentos das sondagens já estão prontos e a coleta será feita por empresa a ser licitada.

Esses indicadores são especialmente importantes porque sinalizam os resultados efetivos, interna e externamente, de diversas ações tomada no âmbito da gestão do Poder Judiciário. Todas as pesquisas serão realizadas via web, em um sistema centralizado pelo CNJ.

A opção pela aplicação centralizada das pesquisas favorece a confiabilidade e integridade dos dados, ao evitar que sejam adotados métodos ou técnicas diversas de coleta e processamento dos dados pelos diversos órgãos do Judiciário.

Clima

O clima organizacional mede variáveis relacionadas à satisfação da força de trabalho das organizações. No Poder Judiciário será mensurado em duas vertentes: servidores e magistrados. Em ambas as sondagens serão abordados 10 temas, tratados em 4 dimensões de análise:

  • pessoal, que inclui aspectos motivacionais e de identidade com a organização;
  • infraestrutura, que trata das instalações físicas e recursos disponíveis para o trabalho; c
  • ultura, que mensura o trabalho em equipe e relacionamento, a comunicação e a postura frente à inovação;
  • gestão, concentrando práticas administrativas e gerenciais, como planejamento, liderança, orientação a resultados e gestão de pessoas.

Os resultados serão usados para validar o alcance dos objetivos estratégicos relacionados à gestão de pessoas e orientar as iniciativas na área. Os números devem ser conhecidos ainda neste ano, e serão repetidos anualmente. Os órgãos do Judiciário podem desenvolver estudos específicos próprios para desdobrar e aprofundar os achados do diagnóstico nacional.

(Com informações da Agência CNJ de Notícias)
 
 
 

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.