Arquivos do Mês: janeiro 2010

Presidente e Corregedor visitam primeiros cartórios a serem privatizados

O Presidente do Tribunal de Justiça e o Corregedor Geral da Justiça do Acre, desembargadores Pedro Ranzi e Samoel Evangelista, respectivamente, visitaram na manhã de quinta-feira (28) as instalações onde funcionarão o 1º Tabelionato de Protesto de Títulos e o 1º Tabelionato de Notas e 1º Ofício do Registro Civil da Comarca de Rio Branco.

O objetivo da visita foi verificar de perto a estrutura onde funcionarão as duas serventias extrajudiciais, as primeiras consideradas prontas para serem repassadas à iniciativa privada nos próximos dias em todo o Estado.

Agricultor é condenado a 36 anos por estupro e homicídio de estudante

Em julgamento que durou 11 horas, o Conselho de Sentença da Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco condenou na noite de ontem (28) o agricultor Nazareno Mendes Ferreira, 29 anos, a 36 anos de prisão, inicialmente em regime fechado ( Ação Penal nº 001.05.004089-9).

O réu foi acusado de juntamente com agricultor Odair de Oliveira Coelho de estuprar, espancar e degolar a estudante Brislene da Silva Almeida, 17 anos, crime ocorrido no dia 23 de maio de 2000, na área rural do Município de Acrelândia.

Este foi o terceiro julgamento ...

Câmara Criminal se julga incompetente para julgar recurso de ex-prefeito e deputada estadual

Em sessão realizada nesta quinta-feira (28), os membros da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre decidiram que o órgão é incompetente para processar e julgar o recurso interposto pelo ex-Prefeito de Senador Guiomard Francisco Batista de Souza e sua esposa, a atual Deputada Estadual Maria Raimunda Ferreira de Carvalho (Apelação Criminal nº 2009.000508-3).

Os desembargadores Feliciano Vasconcelos, Arquilau Melo e Izaura Maia, membros presentes na sessão de hoje da Câmara, entenderam que o artigo 95, inciso I, alínea 'b', da Constituição do Estado do Acre, e o artigo ...

Tribunal Pleno mantém decisão que obriga Prefeitura a empossar candidata aprovada em concurso

Em decisão proferida na Sessão Ordinária de quarta-feira (27), os Desembargadores que compõem o Tribunal Pleno mantiveram decisão que obriga o Prefeito de Capixaba, Joais Santos, a dar posse a Edneusa da Silva Dantas no cargo de professora da rede de ensino do Município.

O Mandado de Segurança nº 2009.004345-4, sob relatoria do desembargador Arquilau Melo, que em decisão em novembro do ano passado já havia deferido liminar determinando a posse imediata da candidata, aprovada em concurso público.

De acordo com os autos, o Prefeito não teria permitido ...

Juiz de Feijó pretende disciplinar presença de menores nas ruas e locais públicos

O Juiz de Direito Substituto Manoel Pedroga, responsável pela área da Infância e da Juventude da Comarca de Feijó, concedeu prazo de 30 dias aos órgãos encarregados de fiscalização das disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como Conselho Tutelar, agentes de proteção etc., bem como às autoridades e demais interessados, para que apresentem sugestões para renovação da Portaria nº 43/2008, que disciplina a presença de menores nas ruas e locais públicos do Município.

De acordo com o ...

Nova resolução do CNJ busca uniformizar aplicação de penas alternativas no Brasil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou na segunda-feira (25) a Resolução 101 (veja aqui), que estabelece uma política institucional do Judiciário na execução de penas e medidas alternativas à prisão. 

Criação de varas especializadas, centrais de acompanhamento e núcleos de monitoramento vinculados aos juízos competentes para a execução das penas são algumas das ações previstas no texto. A resolução foi proposta pelo conselheiro Walter Nunes, e aprovada na última sessão plenária do CNJ de 2009, ocorrida em 15 de dezembro. 

A iniciativa visa uniformizar as práticas e políticas ...

TJAC entrega obra de reforma do Fórum de Tarauacá

A construção, a reforma e a ampliação das unidades do Judiciário fazem parte do compromisso assumido pela atual administração do Tribunal de Justiça do Acre. O objetivo é aperfeiçoar as condições de trabalho de seus magistrados e servidores, bem como oferecer uma prestação jurisdicional cada vez mais qualificada.

Um exemplo disso é a reforma do Fórum Desembargador Mário Strano, da Comarca de Tarauacá, iniciada em junho, e concluída em dezembro de 2009. Para se ter idéia do investimento, foram gastos R$ 586. 884,55 mil na obra. As instalações físicas do prédio foram ampliadas e ...

Poder Judiciário dá início ao seu planejamento estratégico plurianual

O evento, que iniciou com uma mensagem gravada em vídeo do Presidente do TJAC, desembargador Pedro Ranzi, serviu como uma oportunidade inédita de reunião de todos aqueles que compõem o Judiciário Acreano, que juntos passarão a trocar idéias e propostas de ação, visando definir metas para o Judiciário nos próximos cinco anos.

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.