Programa Audiência Pública completa 15 anos de informação e orientação jurídica nas ondas do rádio

Data foi comemorada com exibição do programa em formato especial e transmissão ao vivo direto do Palácio da Justiça.

O programa social Audiência Pública, de informação e orientação jurídica através do rádio, realizado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), completou nesta segunda-feira (17) 15 anos de existência.

aniversario_audiencia_pub_tjac_1

Para marcar a data especial, o programa inovou e desta vez foi apresentado diretamente do Palácio da Justiça, Centro Cultural do TJAC, onde foi lançada simultaneamente a Semana da Conciliação do mês de agosto.

O evento / rádio show contou com a participação da desembargadora-presidente Cezarinete Angelim; da decana do TJAC, desembargadora Eva Evangelista; da corregedora geral da Justiça, desembargadora Regina Ferrari; do procurador geral da Justiça (em exercício) Carlos Maia; do procurador estadual Alberto Tapeocy (representando o governo do Estado), do diretor da Rádio Difusora Acreana, Lucenildo Lima, além de magistrados, servidores, radialistas e convidados.

lancamento_semana_conciliacao_tjac_ago15_4

A presidente do TJAC destacou a alegria da atual administração em presenciar o sucesso consolidado do programa Audiência Pública, que além de informar e orientar a população acerca de seus direitos e deveres, também fornece ao Poder Judiciário Acreano a oportunidade de comunicar aos cidadãos suas boas práticas em prol da melhoria da prestação jurisdicional no Estado.

“Eu saúdo especialmente aquele cidadão que se encontra lá na sua estrada de seringa, colhendo (o látex) com o suor de seu rosto, através da RDA, nossa parceira indelével nesses 15 anos, através da qual nós temos a oportunidade de alcançar nossa sociedade. Esse momento consagra a parceria inequívoca que nós temos que ter. O Judiciário precisa se comunicar, comunicar suas boas práticas, dizer à sociedade que está trabalhando incansavelmente – e quem nos apoia nesse processo, já há 15 anos, é a Voz das Selvas”, disse Cezarinete Angelim.

lancamento_semana_conciliacao_tjac_ago15_7

Também a decana do TJAC, desembargadora Eva Evangelista, enalteceu as qualidades do Audiência Pública, lembrando que o formato atual somente foi possível através da parceria estratégica com a RDA.

“Meus parabéns por esses 15 anos de cidadania e Justiça nas ondas do rádio. Há 40 anos atrás, quando cheguei à Comarca de Sena Madureira (como juíza de 1º grau), a Rádio Difusora Acreana, esta grande empresa de comunicação do nosso Estado, já era quem verdadeiramente realizava a comunicação nas brenhas do nosso Acre, dos nossos seringais. E é ela quem continua a realizar esse importante serviço. Um verdadeiro elo de comunicação com o cidadão”, assinalou.

lancamento_semana_conciliacao_tjac_ago15_9

Por sua vez, a corregedora geral da Justiça, desembargadora Regina Ferrari, ressaltou que a distribuição da Justiça não se resume somente aos expedientes e atos processuais, mas também em informar, orientar e promover a cidadania – missões primordiais do programa Audiência Pública.

“Esse programa nos é muito caro porque tem utilidade pública de grande valia no meio da sociedade, na medida em que leva esclarecimento dos direitos dos nossos cidadãos. Isso é fazer cidadania. Não é apenas despachando processos que nós distribuímos Justiça, nós também contribuímos para a formação da cidadania esclarecendo os ouvintes, os cidadãos dos seus direitos e também dos seus deveres. Vida longa ao Audiência Pública!”, falou.

lancamento_semana_conciliacao_tjac_ago15_10

Já o titular do programa, o juiz de Direito Cloves Ferreira, agradeceu pelas manifestações de apoio e carinho, destacando sua felicidade pelo 15º aniversário do programa, que através de uma parceria com a Rádio Difusora Acreana, integrante da Rede Pública de Comunicação, já se consolidou como um principais canais de orientação jurídica voltada à população do estado, seja na Capital ou mesmo nos rincões mais isolados do Acre.

“É uma satisfação muito grande para mim viver esse momento histórico para o programa Audiência Pública. Se Deus quiser nós vamos comemorar os 30, os 45, os 60 anos de existência dessa iniciativa e que outros levantem essa bandeira e levem esse exemplo de comunicação do magistrado, da magistratura, do Poder Judiciário com o cidadão”, considerou.

lancamento_semana_conciliacao_tjac_ago15_13

Sobre o programa

O programa Audiência Pública vai ao ar todas as segundas-feiras, a partir das 8 horas da manhã, através da Rádio Difusora Acreana (1400 AM), integrante da Rede Pública de Comunicação do Estado do Acre.

Nascido a partir de um ideia lançada originalmente pelo defensor público (atualmente aposentado) Alberto Pereira, em um almoço com os juízes Cloves Augusto e Luís Camolez, e com os promotores de Justiça Álvaro Pereira e Alessandra Marques, o programa primeiramente recebeu o nome de Vagalume, tendo sido transmitido inicialmente no dia 15/08/2001, através da Rádio Verdes Florestas, de Cruzeiro do Sul. A escolha do nome se deu baseada na missão idealizada pelos amigos, que tinham em comum a paixão pelo Direito: representar uma pequena luz na escuridão jurídica das pessoas.

Posteriormente, recebeu o nome atual – Audiência Pública. Hoje, faz parte dos programas institucionais do Poder Judiciário acreano e é apresentado na Rádio Difusora Acreana pelo Juiz de Direito Cloves Ferreira com colaboração permanente do servidor do Tribunal e estudante de jornalismo Marcio Bleiner.

 

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.