Presidência do TJAC certifica profissionais da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec)

Atual gestão tem investido em tecnologia para garantir maior eficiência em serviços judiciais e administrativos.

A Presidência do Tribunal de Justiça do Acre entregou a servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) certificados relacionados a atividades curriculares na área, frutos de considerável investimento da atual gestão. Ao todo, 12 profissionais do setor participaram do curso Java, nos seguintes módulos: Java e orientação a objetos; Persistência com JPA, Hibernate e EJB lite; Java para Desenvolvimento Web; Web rica com JSF 2, Primefaces4 e CDI. Foram 152 horas de capacitação nesses que são considerados os cursos mais modernos e relevantes nesse campo do conhecimento.

O ato de entrega também teve as presenças da juíza-auxiliar da Presidência, Mirla Regina; do presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), juiz de Direito Giordane Dourado; da vice-presidente de Integração da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nartir Weber; e o diretor da Ditec, Raimundo José.

entrega-certificado-java-tjac-jun16-1

Com essa iniciativa, visa-se alcançar por meio da tecnologia maior eficiência em serviços judiciais e administrativos.

Por outro lado, busca-se garantir aos cidadãos uma prestação jurisdicional mais célere e eficiente, bem como elevar a Instituição a patamar de excelência.

“Estamos trabalhando na busca permanente pelo aprimoramento profissional. Essa capacitação e atualização são fundamentais, pois a área de tecnologia sofre mudanças constantemente, então precisamos acompanhar. Ao mesmo tempo, vai ao encontro do nosso Planejamento Estratégico, que prevê sermos reconhecidos até 2020 pela agilidade e qualidade na prestação de serviços judiciários e sociais no Estado do Acre”, explicou a presidente do TJAC.

Ao demonstrar clara satisfação em poder entregar pessoalmente os certificados, a desembargadora Cezarinete Angelim também enfatizou que “os servidores são o verdadeiro tesouro da Justiça, razão pela qual prioriza a sua força de trabalho”.

entrega-certificado-java-tjac-jun16-2

Servidor da Justiça Estadual, Raimundo José enalteceu a atual gestão do Tribunal que, segundo ele, não tem medido esforços para potencializar as atividades do seu setor. “Vejo nesse ato de entrega dos certificados uma homenagem e prestígio à Ditec, especificamente à equipe de desenvolvimento, cujo sonho se tornou realidade com essa ação estratégica da Presidência do Tribunal”, afirmou.

Ainda segundo o diretor da Ditec, o treinamento e capacitação “transforma o conhecimento em soluções e produtos institucionalizados para alcançar as determinações, metas, objetivos e diretrizes da Administração do TJAC”.

entrega-certificado-java-tjac-jun16-3   entrega-certificado-java-tjac-jun16-4

Os investimentos

A atual gestão do Tribunal de Justiça Acreano investe em tecnologia como forma de impulsionar os serviços judiciais e administrativos, ao passo que promove o nivelamento de seus servidores nos mais diversos setores (diretorias, gerências, assessorias, secretarias etc), preparando-os para enfrentar os problemas, desafios e a nova realidade do contexto moderno.

Não é por acaso que o setor de tecnologia tem recebido atenção redobrada e investimentos constantes pela atual gestão do TJAC; uma receita simples de fazer mais com menos, e de forma inovadora. Exemplo disso é o Curso de Java, ministrado especialmente para os técnicos do Poder Judiciário Acreano, durante os meses de abril e maio deste ano. Nesse sentido, a eficiência tem sido umas das principais diretrizes colocadas em prática pela Administração.

A iniciativa é da própria Presidência do Tribunal que, com esforço concentrado, decidiu investir para que as diretorias, incluindo a Ditec, alcancem nível máximo de qualidade. Ainda nesse sentido, a desembargadora-presidente tem assinalado a importância de se alcançar autonomia e profissionalização, razão pela qual tem dotado os setores de treinamento, aperfeiçoamento técnico e capacitação permanentes.

Para ministrar o curso vieram ao Acre os instrutores da Caelum Ensino e Inovação, empresa reconhecida pelas aulas exclusivas sobre o sistema Java, com unidades fixas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

As aulas foram ministradas no laboratório de informática da Escola do Poder Judiciário (Esjud), onde também ocorreu o ato de encerramento, com a entrega de certificado de conclusão. O curso contou com 14 participantes, sendo 12 inscritos e 2 ouvintes.

Participantes inscritos

  1. Manoel de Souza Silva Lima
  1. Igor Carneiro Oliveira
  1. Rafael Vasconcelos do Nascimento
  1. Samuel Braz de Araújo
  1. Neyvo Pinheiro de Souza
  1. Robison Luiz Fernandes
  1. Shandler Menezes Gama
  1. Neill Alexandre Aguiar
  1. Jesse Azevedo Drumond
  1. Juceir Rocha de Souza
  1. Raimundo José da Costa Rodrigues
  1. Jefferson Mendonça Lima

Ouvintes

  1. Jader Sousa Santos
  2. Nivaldo Rodrigues da Silva

Sistemas próprios

Por determinação da Presidência do TJAC, a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), na pessoa do diretor Raimundo José, implantou uma sala exclusiva para desenvolvimento de software, com equipe composta por sete técnicos.

O diretor destacou a atenção especial que tem sido dada pela atual gestão à Ditec, vista, segundo ele, como prioridade, e “dando todas as condições para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível”;

Para o supervisor da equipe de Desenvolvimento do TJAC, Igor Oliveira, o Curso de Java se constitui numa importante ferramenta de nivelamento profissional e vai ajudar significativamente no trabalho de desenvolvimento de programas próprios pelo Tribunal.

A Ditec funciona no anexo II do TJAC, e dentre suas muitas atribuições, é responsável pelos serviços de suporte técnico; segurança da informação e acesso a internet; desenvolvimento. Suporte ao SAJ 1º e 2º Graus; suporte ao ERP e Malote Digital.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.