Estudantes participam de sessão do Tribunal do Júri em Cruzeiro do Sul

Visita dos alunos teve caráter pedagógico, visto que permitiu que conhecessem de perto o funcionamento de atividades jurisdicionais, aproximando teoria e prática curriculares.

Os estudantes da turma do curso Técnico em Serviços Jurídicos participaram como ouvintes da Sessão de Julgamento do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul. O grupo acompanhou a pauta, que se tratava do julgamento de homicídio simples, dos autos do Processo n° 0005107-98.2012.8.0002.

Ao fim da sessão, a titular da unidade judiciária, juíza de Direito Adamarcia Machado, e o promotor de Justiça Washington Moreira, dialogaram com os alunos, que manifestaram suas dúvidas e curiosidades sobre carreiras jurídicas.

A magistrada salientou que o Tribunal do Júri é um exemplo da manifestação popular dentro de um dos Poderes do Estado, o Poder Judiciário. “Foi com grata satisfação que cumprimentei os alunos e expliquei o funcionamento do Tribunal do Júri, onde temos um juiz togado que preside, mas quem decide pela absolvição ou condenação são os juízes leigos, que formam o conselho de sentença”.

Os estudantes pertencem ao Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá (Ceflora), unidade filiada ao Instituto Dom Moacyr, que oferta ensino profissional a jovens e adultos, no qual o aprendizado é desenvolvido concomitante ao ensino técnico. O curso é financiado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O coordenador geral do Ceflora, Evilásio Santos, ressaltou a importância da atividade para a formação dos jovens. “Essa visita técnica faz parte da estratégia da escola em sempre mesclar os estudos em sala de aula com a praticidade profissional do dia a dia”, pontuou.

O responsável destacou o resultado positivo da agenda. “Eles mantiveram contato com uma realidade que poderão estar inseridos em breve. Todos foram muito bem recepcionados pela equipe da Comarca e ficaram muito mais motivados em relação à formação”, concluiu.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.