Abertura da programação especial em homenagem às mulheres é realizada com sucesso

Durante toda esta semana (7 a 11), o Poder Judiciário Acreano proporcionará uma série de ações voltadas ao bem-estar e à saúde das mulheres que fazem parte da Justiça Estadual.

O Tribunal de Justiça do Acre abriu oficialmente, na manhã desta segunda-feira (7), na Sede Administrativa do TJAC, as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na data de 8 de março. A solenidade de abertura foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Acre, em exercício, desembargador Samoel Evangelista. Durante toda esta semana (7 a 11), o Poder Judiciário Acreano, pautado no carinho, respeito, cuidado e reconhecimento, proporcionará uma série de ações voltadas ao bem-estar e à saúde das mulheres que fazem parte da Justiça Estadual.

semana_mulher_sede_tjac_3

Além do desembargador-presidente, em exercício, fizeram parte do dispositivo de honra as desembargadoras Regina Ferrari, corregedora geral da Justiça, e Waldirene Cordeiro, presidente da 2ª Câmara Cível. Também prestigiaram o evento diretores, gerentes, servidores e colaboradores do TJAC. A cantora Mara Santos, acompanhada do músico David de Menezes, brindou a todos os presentes com a canção Maria, Maria, de Milton Nascimento.

semana_mulher_sede_tjac_2

Aos presentes, o desembargador Samoel Evangelista afirmou que a semana de comemorações à mulher representa uma oportunidade ímpar para parabenizá-las e enalteceu a iniciativa da Presidência do TJAC em homenagear as mulheres. “Certamente que a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Cezarinete Angelim, gostaria de estar presente aqui para dirigir uma palavra a todas vocês, servidoras do Judiciário e magistradas. Ela que tanto se esforçou para organizar essas comemorações; as incumbências do cargo, no entanto, a obrigaram a se ausentar do Estado”.

semana_mulher_sede_tjac_10

“Eu desejo parabenizar a todas as mulheres, especialmente as que fazem o Poder Judiciário do Estado do Acre. Todas são importantes, sem nenhuma distinção. Nossa instituição certamente não teria a projeção e o destaque nos planos local e nacional, se não fosse o concurso das mulheres. Refiro-me à anônima servidora que se encontra no mais longínquo município do nosso Estado, às eminentes desembargadoras que compõem o Tribunal de Justiça, às servidoras e juízas que orgulham o Poder Judiciário do Estado do Acre. E esta semana de comemorações que se inicia é uma oportunidade ímpar para parabenizar a todas e expressar nossos agradecimentos pelo que vocês representam na família, na comunidade, no Estado e no País. O mundo certamente seria melhor se fosse dirigido por vocês. Parabéns, concluiu Samoel Evangelista.”

semana_mulher_sede_tjac_11

Uma das homenageadas, a servidora Raieza França, lotada na Diretoria de Logística (Dilog) disse estar maravilhada com as ações colocadas em prática pela atual Gestão do TJAC. “Eu achei maravilhoso, é uma postura inovadora da nossa presidente. Mostra a valorização das mulheres, que historicamente têm sofrido tanto; basta notar que casos de agressões ainda hoje são mostrados diariamente nos jornais. Esses programas mostram para a sociedade o valor da mulher, o respeito, as grandes responsabilidades e também a atenção diferenciada que elas necessitam, de acordo com as desigualdades em relação aos homens.”

Maria das Graças Nascimento da Silva, que também trabalha na Sede Administrativa do TJAC, falou o que as atividades desenvolvidas pelo Tribunal na semana que comemora o Dia Internacional da Mulher premiam todas as mulheres. “É um privilégio receber essas atividades nessa semana que comemora o dia de todas nós mulheres. Eu, como mulher, estou muito satisfeita pelo que está sendo oferecido. Acabei de chegar, vou medir minha pressão, meu diabetes e fazer uma massagem para diminuir a dor nas costas”, disse a homenageada. Em abril, Maria das Graças completa trinta anos de serviços prestados à Justiça Acreana.

semana_mulher_sede_tjac_1

Outra servidora que estava usufruindo dos serviços oferecidos era Maria do Socorro Machado, assessora de gabinete da desembargadora Denise Bonfim, vice-presidente da Corte de Justiça Acreana. “Eu vejo essas atividades desenvolvidas pelo Tribunal como somatório para comemorar o dia da mulher. Sempre gostamos de cuidar da beleza, e às vezes no corre-corre diário vai deixando de lado. Hoje, vivenciei cada atividade oferecida para nós mulheres: beleza, penteados, maquiagem, a questão da saúde e bem-estar, com massagens e medição da pressão. Isso reforça nossa autoestima e faz nos sentir melhor, mais feliz”, afirmou Socorro.

Durante toda a semana, ao promover conscientização social e adesão para o conceito de respeito aos direitos da mulher, a Administração do TJAC levará a todas as unidades administrativas e judiciais da Capital as seguintes ações: oficinas de maquiagem e penteado, limpeza de pele facial, esfoliação facial, técnicas de clareamento, hidratação profunda, maquiagem, design de sobrancelhas, vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, massagem relaxante, avaliação e orientação postural, quick massagem e aferição do índice de massa corporal – IMC.

Na manhã desta segunda-feira (7), as ações voltadas ao bem-estar e à saúde das homenageadas aconteceram na Sede Administrativa do TJAC. Na terça-feira, as atividades acontecerão no Fórum Criminal (manhã) e Fórum da Avenida Ceará (tarde).

“Pedalando pela Paz”

O ponto alto das comemorações alusivas ao gênero acontecerá na sexta-feira (11), com a realização da Cicleata “Mulheres do Judiciário”, uma iniciativa inédita da atual Gestão do TJAC, que visa despertar na sociedade a cultura da proteção à mulher e da pacificação social.

Com o slogan “Pedalando pela Paz”, o evento terá a participação de magistradas e servidoras da Justiça Estadual e será brindado com o suco rosa, uma parceria com a técnica em nutrição e dietética Cecília Monteiro. A concentração para essa atividade acontecerá a partir das 7:30h, na Sede Administrativa do Poder Judiciário Acreano, com largada programada para 8:30h.

Cicleata-Dia-da-Mulher-10-Km---UFAC

O evento terá o apoio da Federação Acreana de Ciclismo, do Grupo Aerobike do Acre, Sindicado dos Servidores do Poder Judiciário, Namas Hatha Yoga e Comida Saudável e Cecília Monteiro, técnica em nutrição e dietética.

Toda a programação vai ao encontro da filosofia de trabalho implementada pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim para o Biênio 2015/2017, que tem no campo ético da alteridade a sua base. Ou seja, de olhar o outro em sua integralidade, da solidariedade e da justiça fraterna.

Confira os locais e horários das atividades:

TERÇA-FEIRA (8)

LOCAL HORÁRIO
Fórum Criminal 8h às 12h
Fórum Av. Ceará 14h às 17h

 

QUARTA-FEIRA (9)

LOCAL HORÁRIO
Juizados Especiais 8h às 12h
Varas da Infância e Juventude 14h às 17h

QUINTA-FEIRA (10)

LOCAL HORÁRIO
Fórum Barão Do Rio Branco 8h às 12h

 

SEXTA-FEIRA (11)

LOCAL HORÁRIO
Sede Administrativa 7h às 10h

Dia Internacional da Mulher

Desde meados da década de 60, comemora-se o Dia Internacional da Mulher em 08 de março. Essa data é tida como símbolo de uma série de reivindicações e conquistas de direitos, sobretudo no âmbito trabalhista. O dia oito de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.