Perguntas Frequentes

Verifique se todos os passageiros dos veículos envolvidos estão bem e não precisam de atendimento médico. Para atendimento médico, ligue 192 e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) será acionado. A vida é o bem mais precioso neste momento.  

Em todos os acidentes de trânsito que não envolvam veículos oficiais, vítimas ou dano ao patrimônio público, o cidadão deve ligar para os telefones:

  • 190 ou 9985-2750 (das 7 às 22 horas, diariamente)

O atendimento é totalmente gratuito.

Nas situações que envolvam veículo oficial, a perícia é obrigatória e será realizada pelo Instituto de Criminalística, pois nesses casos o JTRAN não poderá atuar.

Tratando-se de veículos particulares, as partes inicialmente deverão conversar e buscar um acordo sem interferência da Justiça.

Não sendo possível firmar acordo entre os próprios condutores ou no caso deles desejarem formalizá-lo, a fim de evitar problemas futuros, o Juizado de Trânsito poderá ser acionado. No próprio local do acidente será realizada a perícia, o ajuizamento da ação e a possível formalização do acordo. Havendo dúvidas quanto aos valores dos orçamentos, será agendada uma audiência de conciliação.