Justiça Restaurativa

Apresentação

O Núcleo está sediado na 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Rio Branco e é coordenado pela psicóloga Kariny Gonçalves, juntamente com uma equipe técnica formada por assistente social, psicólogo, bacharel em Direito e estagiários.

A atividade representa um investimento da administração do TJAC na capacitação e aperfeiçoamento dos servidores que atuam nas áreas com enfoque à utilização de círculos restaurativos e de construção de paz.

Objetivo

A Justiça Restaurativa tem como objetivo primordial a aplicação de métodos e práticas restaurativas, possuindo funções específicas de planejar, apoiar, executar e avaliar a aplicação de vias alternativas na solução de conflitos.

Trata-se de um mecanismo de transformação social, onde a principal ferramenta encontra-se no consenso.

Atividades

Através dos círculos restaurativos, vítimas, infratores e terceiros inclusive, membros da comunidade afetados pelo problema, refletem, transformam e constroem soluções para os danos causados.

O Projeto, atualmente, irá atender 10 escolas públicas no município de Rio Branco, através de 50 círculos restaurativos, divididos em 25 ciclos anuais.

Contato

FÓRUM DA AVENIDA CEARÁ

Avenida Ceará, 2692. Abraão Alab.
69.900-448 – Rio Branco-AC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.