Membros do TJAC prestigiam lançamento da cartilha “Cidadania e Justiça em Quadrinhos”

Evento teve amplitude nacional, com a presença da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

As desembargadoras Cezarinete Angelim (presidente), Regina Ferrari (corregedora geral da Justiça) e Maria Penha (membro) prestigiaram nesta sexta-feira (24) o lançamento da cartilha “Cidadania e Justiça em Quadrinhos”, concebida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O evento aconteceu na Escola Municipal Mauricília Santana – localizada na Zona Rural de Rio Branco.

A atmosfera estritamente escolar deu lugar a diversas atividades lúdico-culturais – mágica, teatro, música -, mas principalmente à aproximação da Magistratura Acreana do universo infanto-juvenil, com lições sobre cidadania, direitos e deveres.

cartilha-cidad-justi-lancamento-tjac-jun16-1

A vice-presidente de Integração da AMB, Nartir Weber, e o presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Giordane Dourado, também estiveram presentes na solenidade, como também o professor Jarder Acosta, representando a diretoria da Escola. O prefeito de Rio Branco e o vice, Marcos Alexandre e Márcio Batista, também compareceram ao evento.

“É a educação que verdadeiramente forma os homens, mas não apenas a que vem dos estudos, pois a escola não pode suprir o papel dos pais, com sua orientação, lições, cuidado e instrução. Vocês são os futuros juízes, professores, educadores, engenheiros, etc. Vocês que podem fazer a diferença, na construção de uma sociedade mais justa, de paz, mais saudável e harmônica com a natureza”, disse a presidente do TJAC aos pequeninos.

cartilha-cidad-justi-lancamento-tjac-jun16-10

A desembargadora Cezarinete Angelim também elogiou a iniciativa da AMB, que considerou “muito importante”, e afirmou que “as portas do Tribunal estariam abertas às crianças e adolescentes presentes”.

Já a desembargadora Regina Ferrari chamou a atenção para o material da cartilha. “Espero que vocês aproveitem este conteúdo, com suas ricas informações e conhecimento, e tenham em mente que devemos repudiar as injustiças e que só pelo diálogo podemos solucionar conflitos”, frisou, ao lembrar a necessidade de se buscar um mundo mais civilizado.

cartilha-cidad-justi-lancamento-tjac-jun16-5

O presidente da Asmac destacou as parcerias estabelecidas com o Tribunal de Justiça, sobretudo na perspectiva social, a exemplo do projeto Cidadania e Justiça na Escola.

cartilha-cidad-justi-lancamento-tjac-jun16-8

Já o professor Jarder Acosta deu as boas vindas, desejando “bom trabalho, aprendam as lições e a ser justos”.

cartilha-cidad-justi-lancamento-tjac-jun16-9

Vice-presidente de Integração da AMB, Nartir Weber explicou qual é a proposta e características da cartilha. “O material trata daquilo que é mais impactante na vida de vocês. Vocês vão aprender o que é e o que fazer em situações como bullying, questão de gênero, violência doméstica, a divisão de poderes, o que faz um juiz e tudo que envolve o dia a dia de vocês e que os torna cidadãos”, disse. A magistrada lembrou que a cartilha já alcançou mais de 13 milhões de alunos no Brasil todo e vem agora em uma versão moderna e remodelada.

cartilha-cidad-justi-lancamento-tjac-jun16-11

Os alunos também tiveram atividades de música, dança, teatro e mágica, com a presença dos bonecos que representam a revista: Brasilzinho e deusa Têmis. Tudo preparado especialmente para o lançamento da cartilha Cidadania e Justica na Escola em Rio Branco.

Revista Cidadania e Justiça na Escola

Sucesso de público há mais de uma década, a cartilha foi idealizada para promover contato direto entre estudantes e professores do ensino fundamental com o Poder Judiciário. A publicação aborda vários temas que envolvem o Judiciário com linguagem simples e ilustrações do cartunista Marcos Vaz. São assuntos como o bullying, Lei Maria da Penha, relações homoafetivas, alienação parental e guarda compartilhada. Para mais informações, visite o hotsite.

Assessoria | Comunicação TJAC

O Tribunal de Justiça do Acre utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais no Sítio Eletrônico do Poder Judiciário do Estado do Acre.